top of page

MINICURSOS

QUINTA-FEIRA,
13 DE SETEMBRO
Imagem1.jpg

Minicurso 1 - Produção de Cervejas e Aplicações Biotecnológicas (30 vagas)

Ministrante -  Especialista Chiara Rêgo Barros

Local - DANTI

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6733274806674632

Sobre o minicurso: Água, malte, lúpulo e levedura. Existe muita ciência na manipulação destes elementos. A cerveja é uma das mais antigas bebidas do mundo. Há evidências históricas da presença da bebida que datam 8000 anos a.C. Mas qual seria a relação entre a Cerveja e a Biotecnologia? Uma vez que a Biotecnologia é uma área que visa desenvolver produtos e processos biológicos com a ajuda da ciência e da tecnologia, a resposta para esta pergunta também está no processo cervejeiro.  Apesar de ser uma indústria bastante antiga, as inovações estão sempre presentes neste mercado. Seja otimizando os processos em Cervejarias, proporcionando novas experiências ao consumidor final, ou até mesmo desenvolvendo soluções sustentáveis.  O minicurso irá abordar as características das matérias-primas, processo produtivo e algumas soluções biotecnológicas, além de uma experiência sensorial inesquecível.

Patente Preparação e Ministério

Minicurso 2 - Noções de Redação de Patentes (18 vagas)

Ministrante -  Dr. Armando de Oliveira Mendes Neto

Local - Laboratório de Informática do CB

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1303310655476336

Sobre o minicurso: O objetivo do curso é apresentar informações básicas para estudantes e profissionais que atuam com temas ligados à Propriedade Industrial, com ênfase em Patentes, abordando o sistema de proteção e destacando os aspectos formais que devem ser considerados para elaboração de um pedido de patente.

shutterstock_1031178730.jpg

Minicurso 3 - Microbioma Humano: Novas Fronteiras dos Bioterapêuticos (30 vagas)

Ministrante - Representante da empresa Biologicus

Local - Departamento de Antibióticos (UFPE)

Sobre o minicurso: Os seres humanos são compostos de células humanas, conhecidas como genes ou genoma, e não humanas, as microbianas: bactérias, fungos e vírus que habitam um ambiente particular, que também são codificadas com material genético. Conhecidas como microbioma humano, elas compõem cerca de 1% a 3% do total de nossa massa corporal. Hoje já se pensa em manipular o compartimento bacteriano de nosso ecossistema, para tratar de enfermidades de forma personalizada e baratear os custos dos diagnósticos. Para tal, o objetivo do curso é abordar informações a cerca do microbioma humana como fonte bioterapêutica e de estudos sobre o funcionamento do corpo.

bottom of page